sábado, 3 de outubro de 2009

Inhotim



"O que me atraiu no neoconcretismo foi a possibilidade de pensar sobre arte em termos que não se limitassem os visual."


............................................Cildo Meireles




Na sexta-feira dia 25 de setembro, fizemos uma visita ao Inhotim. Lugar esse facinante nao apenas pelas exposições, como também pelo exuberante paisagismo que nos deixa animados e relaxados dada tamanha beleza.


Deveríamos então visitar as obras e galerias. Escolher o artista que mais me impressionou não foi uma tarefa muito fácil, as obras eram fantásticas. Até que entrei na galeria de Cildo Meireles.


Meireles criou um ambiente interativo denominada Através em que os visitantes podessem andar dentro de uma labirindo sobre um chão de cacos de vidro. Eu, então, caminhei a passos de tartaruga, estando atenta a cada movimento que fazia. Foi possível então associar esse espaço à vida, que exige cuidados e resulta consequencias, dá opções de caminhos onde surgem obstáculos. E ao centro da esposição via uma grande bola que me remetia aos objetivos que tenho na vida.


A experiência de viver essa obra do artista foi inigualável. Maior ainda por saber que Cildo Meireles é nome-chave das artes plásticas no Brasil que tendo ganhado cada vez mais espaço no circuito internacional.Exemplo disso foi a Tate Modern, um dos mais importantes museus do mundo, abriu suas espaçosas galerias em Londres para abrigar 80 obras de Cildo Meireles em 2008. Duas das obras quelá foram expostas foi a "Através", cuja terceira versão vimos em Inhotim;e "Babel", coluna formada por centenas de aparelhos de rádio dos mais diversos tipos, sintonizados em diferentes estações.

Um comentário:

  1. Olá Gabriela,
    estou tentando localizar uma forma de entrar em contato com Cildo Meireles.
    Você tem algum contato, telefone ou endereço do atelier dele no Rio de Janeiro?
    Muito obrigada

    ResponderExcluir